No âmbito do projecto “Acesso de raparigas e mulheres nos cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) no Ensino Superior”, implementado pelo Centro de Coordenação dos Assuntos de Género (CeCAGe) da Universidade Eduardo Mondlane, em parceria com a ExxonMobil Moçambique Limitada, decorreu no dia 3 de Agosto de 2023,no Complexo Pedagógico do Campus principal da UEM, acerimónia de atribuição de seis (6) bolsas de estudo à seis (6) raparigas admitidas aos cursos de CTEM na UEM.
A cerimónia teve início com a intervenção de boas-vindas proferida pela Directora do CeCAGe, Profª. Doutora Gracinda Mataveia que fez uma breve contextualização do projecto, dizendo que, o início das actividades do projecto previsto para o ano de 2020, teve constrangimentos por causa das restrições impostas pela pandemia da COVID-19 e, por essa razão, as palestras para as raparigas nas escolas pré-universitárias, que têm o objectivo de incentivar as raparigas a escolherem a secção de ciências no nível pré-universitário, só iniciaram em 2022. “Queremos agradecer a ExxonMobil pela confiança que depositou ao Centro de Coordenação dos Assuntos do Género e reiterar o compromisso de manter a transparência e responsabilidade que tem caracterizado esta parceria” desta forma finalizou a sua intervenção.
De seguida, o Director das Relações Públicas e Governamentais da ExxonMobil Moçambique Limitada Dr. Fernando Pegado disse que a educação é um dos pilares importantes da responsabilidade corporativa e social da empresa e a parceria com o CeCAGe é uma oportunidade para colaborar com a UEM. Ao terminar a sua intervenção, afirmou que “O programa das bolsas foi uma inovação, no âmbito das acções desenvolvidas e a entrega de seis bolsas representa a primeira etapa no apoio às raparigas admitidas aos cursos nas áreas de CTEM na UEM, atendendo as dificuldades que enfrentam ao longo da formação.
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, destacou a importância do projecto na preparação das raparigas para os exames de admissão ao ensino superior, e especial na UEM, e na atribuição de bolsas de estudo, porque, segundo disse, uma das condições para o sucesso da formação é o conjunto de condições que lhes permite estudar com a devida serenidade. “Sabemos que 300 raparigas já se beneficiaram do projecto, das quais sessenta (60) raparigas conseguiram ingressar no ensino superior e destas, quarenta e duas (42) já são estudantes desta Universidade. Estes dados mostram que as raparigas são preparadas por profissionais qualificados e dotadas de capacidade para competirem e formarem-se com a qualidade necessária”, afirmou.
Em nome das estudantes bolseiras interveio a Inária Chamussa, que agradeceu a oportunidade concedida pelo CeCAGe e pela ExxonMobil de ingressar na maior e mais antiga universidade de Moçambique, a UEM. “parecia um sonho quase impossível de realizar e que, felizmente, se tornou realidade graças as aulas intensivas de preparação para exames de admissão concedidas gratuitamente pelo CeCAGe e pela ExxonMobil”.
Por fim, tomou a palavra a Sra. Graciete, em representação dos pais e encarregados de educação das seis estudantes bolseiras, que agradeceu a UEM, pois segundo ela, através do CeCAGe e com o apoio da ExxonMobil Moçambique, as suas filhas passam a ter a formação garantida.
O evento contou também, com a participação dos directores e professores das escolas pré-universitárias, diretores das faculdades e dos membros dos órgãos centrais da UEM.