Centro de Coordenação dos Assuntos do Género (CeCAGe)

Cerimónia de lançamento de atribuição Bolsas de Estudo às raparigas admitidas aos Cursos de CTEM na UEM

No âmbito do projecto “Acesso de raparigas e mulheres nos cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) no Ensino Superior”, implementado pelo Centro de Coordenação dos Assuntos de Género (CeCAGe) da Universidade Eduardo Mondlane, em parceria com a ExxonMobil Moçambique Limitada, decorreu no dia 3 de Agosto de 2023,no Complexo Pedagógico do Campus principal da UEM, acerimónia de atribuição de seis (6) bolsas de estudo à seis (6) raparigas admitidas aos cursos de CTEM na UEM.

A cerimónia teve início com a intervenção de boas-vindas proferida pela Directora do CeCAGe, Profª. Doutora Gracinda Mataveia que fez uma breve contextualização do projecto, dizendo que, o início das actividades do projecto previsto para o ano de 2020, teve constrangimentos por causa das restrições impostas pela pandemia da COVID-19 e, por essa razão, as palestras para as raparigas nas escolas pré-universitárias, que têm o objectivo de incentivar as raparigas a escolherem a secção de ciências no nível pré-universitário, só iniciaram em 2022. “Queremos agradecer a ExxonMobil pela confiança que depositou ao Centro de Coordenação dos Assuntos do Género e reiterar o compromisso de manter a transparência e responsabilidade que tem caracterizado esta parceria” desta forma finalizou a sua intervenção.

De seguida, o Director das Relações Públicas e Governamentais da ExxonMobil Moçambique Limitada Dr. Fernando Pegado disse que a educação é um dos pilares importantes da responsabilidade corporativa e social da empresa e a parceria com o CeCAGe é uma oportunidade para colaborar com a UEM. Ao terminar a sua intervenção, afirmou que “O programa das bolsas foi uma inovação, no âmbito das acções desenvolvidas e a entrega de seis bolsas representa a primeira etapa no apoio às raparigas admitidas aos cursos nas áreas de CTEM na UEM, atendendo as dificuldades que enfrentam ao longo da formação.

O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, destacou a importância do projecto na preparação das raparigas para os exames de admissão ao ensino superior, e especial na UEM, e na atribuição de bolsas de estudo, porque, segundo disse, uma das condições para o sucesso da formação é o conjunto de condições que lhes permite estudar com a devida serenidade. “Sabemos que 300 raparigas já se beneficiaram do projecto, das quais sessenta (60) raparigas conseguiram ingressar no ensino superior e destas, quarenta e duas (42) já são estudantes desta Universidade. Estes dados mostram que as raparigas são preparadas por profissionais qualificados e dotadas de capacidade para competirem e formarem-se com a qualidade necessária”, afirmou.

Em nome das estudantes bolseiras interveio a Inária Chamussa, que agradeceu a oportunidade concedida pelo CeCAGe e pela ExxonMobil de ingressar na maior e mais antiga universidade de Moçambique, a UEM. “parecia um sonho quase impossível de realizar e que, felizmente, se tornou realidade graças as aulas intensivas de preparação para exames de admissão concedidas gratuitamente pelo CeCAGe e pela ExxonMobil”.

Por fim, tomou a palavra a Sra. Graciete, em representação dos pais e encarregados de educação das seis estudantes bolseiras, que agradeceu a UEM, pois segundo ela, através do CeCAGe e com o apoio da ExxonMobil Moçambique, as suas filhas passam a ter a formação garantida.

O evento contou também, com a participação dos directores e professores das escolas pré-universitárias, diretores das faculdades e dos membros dos órgãos centrais da UEM.

Scroll to Top