Realizou-se esta Quinta-feira, 3 de Junho, o Terceiro Café Generus, subordinado ao tema Emancipação e Direitos das Mulheres numa Perspectiva do Direito em Moçambique.
O evento que teve como moderadora a Sra. Célia Buque, Jurista e Diretora-Adjunta do Centro de Coordenação dos Assuntos de Género (CeCaGe) da UEM, foi moderada por Ezra Nhampoca, Presidente da Associação Sororidade Moçambique e teve lugar na Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica de Maputo com transmissão em directo pelas redes sociais do Jornal Generus.
Na sua intervenção a Directora adjunta do CeCAGe, afirmou que quanto aos Direitos das Mulheres e Igualdade de Género, o País deu grandes avanços desde a Constituição da República de Moçambique de 1975 até a esta parte. Referiu, ainda, que “temos muitas e bonitas leis, mas há problemas na implementação”. Como solução, entre outros caminhos, apontou a necessidade da massificação e implementação das leis em pé de igualdade, o combate a corrupção nos setores de administração pública ea competência comunicativa dos juristas e dos difusores das leis, fazendo a disseminação dos instrumentos de forma simples, compreensiva e acessível.